quinta-feira, 22 de novembro de 2007

AMBIENTALISTAS, UNAM-SE

Em assunto tão grave como o da sobrevivência da humanidade, de permanente preocupação para os conscientes ambientalistas, ninguém é dono da verdade, mas todos são responsáveis pela preservação do planeta. E o que fazemos nós ao iniciarmos a aglomeração em torno de um núcleo sadio e pujante como o oferecido pelo Ivo S. G. Reis no seu Fórum Ecológico? Oferecemos, por imposição da consciência de cada um, o que existe de mais puro e valioso do gesto humano: a manifestação autêntica de esforço intelectual para acudir a quem pede socorro – nossa mãe Terra – materializado na divulgação do pensamento escrito. E a ressonância de nossos clamores, que são os clamores da Natureza, só poderá produzir algum resultado se ampliado pela multiplicação de nossas vozes, E isso agora está possibilitado pela abertura a todos do Fórum Ecológico.
Dessa forma, eu me considero apenas como um dos participantes de todos os blogs ecológicos, da mesma forma como todos os ambientalistas devem ser participantes legítimos do blog mencionado. Afinal, nosso compromisso é com a Natureza, da qual somos parte.
Saúdo com entusiasmo a abertura do Fórum Ecológico e peço que todos o apóiem em seus objetivos. Não dispersemos nossos esforços. Ambientalistas, unam-se.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Um Marco: União de 3 Blogs Verdes e um Fórum Ecológico

Creio que esta data vai ficar marcada e trazer muitas alegrias a vários "blogueiros verdes", em especial para o Maurício Gomide, criador do blog Meio Ambiente e eu, que ele colocou como "co-autor", num gesto de altruísmo e humildade incomuns e não justificados. Não, eu não sou "co-autor" do blog citado. O mérito é todo, todo mesmo, do Maurício. Sou apenas um colaborador e incentivador, e fico feliz por ter encontrado um companheiro cibernético tão brilhante e que deveria ser mais lido e ouvido.

O mesmo que eu represento talvez para ele, ele representa para mim nos meus blogs "Debata, Desvende e Divulgue" e " Formou? Disseca e Publica! " e também irá representar, estou certo, no mais novo fórum ecológico, hoje inaugurado, e acessado através da barra lateral do "Debata, Desvende e Divulgue!, o " Debatendo a Ecologia... " (também acessado direta e independentemente). Vale ressaltar: Este fórum específico, eu o criei por sugestão do Maurício, que, além de ser um irmão de idéias, tem sido o meu maior incentivador, mais até, sem demérito aos demais, do que os companheiros de grupos de discussão com quem convivo e que conheço "virtualmente" antes dele.

Portanto, agora, já temos 3 blogs e um fórum específico para debater assuntos ecológicos (4 espaços cibernéticos). E o que é melhor, com debatedores de alto nível, inclusive com 2 escritores com livros publicados na área de Ecologia e um ambientalista reconhecido e classificado como "expert", em sua comunidade.


Mas não queremos apenas, como diz o Maurício, nos limitar a denunciar e debater: queremos agregar, formar um exército de ciberativistas verdes, unidos, partindo para a ção e lutando todos em torno de uma causa - a defesa da natureza e da nossa qualidade de vida. Esse é o grande sonho de todos os ambientalistas: serem ouvidos e provocarem as mudanças necessárias.

Sei que vamos ter uma árdua missão pela frente (a arregimentação) e, depois, o enfrentamento político porque, infelizmente, são "eles" quem decidem e dão a palavra final sobre o que pode ou não ser feito. É inevitável que no momento certo este enfrentamento ocorra. Mas é isso mesmo o que queremos. Se ficarmos apenas no discurso e não partirmos para ação, nossas idéias não vingam.

De qualquer forma, já é um grande começo e acho que nós e todos os simpatizantes da nossa causa temos de estar felizes, nos darmos os parabéns e guardar esta data como marco. Vamos trabalhar!

Oxalá, não seja isto mais um daqueles sonhos idealistas que não dão em nada. Visitem o fórum! Participem, tragam amigos, protestem, g r i i i i i i i t e m e sejam os cara-pintadas cibernéticos! A única diferença é que, onde estamos, ou seja, em todos os lugares e ao mesmo tempo, não existe televisão para filmar. Nós somos a nossa própria mídia.

Se vocês querem, de fato, ser cibertativistas ecológicos e incorporar-se ao nosso futuro exército, esta é a oportunidade. Comecemos agora, enquanto ainda estamos aqui e atentos!

(Maurício, por que resolveu fazer de mim a sua voz, quando você é quem deveria ser a de nós todos? Se você, um lutador experiente, desanimar, como poderemos estar à altura de substituí-lo?)

PS: O sistema fica trocando automaticamente os nossos nomes de posição: às vezes o seu está em cima e o meu embaixo (como é o correto, porque o blog é seu), mas outras vezes ele inverte as posições, sem que haja nenhum comando. Não consegui consertar isso e nem fazer outras mudanças no leiaute, como me foi pedido. Verifique, e se não conseguir consertar, deixe apenas o seu nome. Já me sinto honrado em compartilhar o seu blog.

Marcadores: , , , , , ,

sábado, 17 de novembro de 2007

LEONARDO BOFF ESCREVEU

Publicado hoje nos jornais, o pensador Leonardo Boff escreveu longo artigo, do qual extraimos as seguintes partes:
"Os atuais cenários sombrios sobre o futuro do sistema vida e especificamente da espécie humana permitem que biólogos, bioantropólogos e astrofísicos aventem o possivel desaparecimento da espécie homo sapiens/demens ainda neste século. O mais robusto parece ser aquele da superpopulação articulada com a dificuldade de adaptação às mudanças climáticas. Na escala biológica verifica-se um crescimento exponencial. A humanidade precisou de 1 milhão de anos para alcançar em 1850 1 bilhão de pessoas. Prevê-se que, por volta de 2050, haverá 10 bilhões de pessoas. É triunfo ou dano? Há explosão demográfica e decrescimento dos meios de vida num planeta limitado. Sinal precursor de nossa próxima extinção? Dada a pressão industrialista global sobre a biosfera estão desaparecendo 3.500 espécies por ano. Um desastre biológico. Será que agora não chegou a nossa vez?"
Esses são os principais trechos. Em palestra proferida no princípio deste ano em Brasília, Leonardo Boff enfatizou a gravidade da degradação ambiental. Chegou até a dizer, de relance, que era muito séria a questão populacional. Agora, no citado artigo, foi ele mais explícito e diz claramente que estamos à beira do precipício. Tenho lido todos os seus artigos, publicados semanalmente, e ainda não abordou a questão principal que seria o enfrentamento do problema. Conhecimento sobre esse aspecto creio que não lhe falta, pois ele já deve ter lido meu livro "Agora ou Nunca Mais" que versa sobre o assunto e alí pode obter subsídios para expor, com sua inteligência e cultura, uma abordagem mais desassombrada. Aguardemos.

domingo, 11 de novembro de 2007

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Depois do relatório acusatório dos cientistas do Painel Intergovernamental da ONU, já ouvimos e lemos mais de duzentas palestras, entrevistas, informações, discursos, proferidos por pessoas que, institucionalmente, são autoridades ou se sentem autoridades no assunto ambiental. Todas são unânimes em tratar o problema vivencial do planeta de uma forma inteiramente em desacordo com a realidade. Pior ainda: defendem que o desenvolvimento deve ser feito de forma sustentável.
Eu me sinto agredido em minha inteligência ao ouvir alguém defender o desenvolvimento sustentável. Sinto que tal discurso está sendo dirigido a um rebanho de carneiros, a quem compete apenas balançar a cabeça, como concordância cômoda e irracional. E os participantes da engrenagem econômica repetem e defendem o mesmo bordão, porque conveniente aos seus interesses de ganância. Vem-me à idéia a imagem de alguém querendo me enfiar um enorme punhal na altura do coração, dizendo-me que isso me faria bem pois se trata de simplesmente de um punhal curativo. Ou os arautos da sabedoria estão inteiramente equivocados, provando assim que são incapazes de enxergar o obvio – o que os levaria à categoria de imbecis – ou estão munidos da satânica ferramenta lingüística da má-fé.
Uma breve análise do lema empunhado mostra sua verdadeira natureza. Desenvolver significa (vide dicionários): crescer, aumentar, progredir, expandir, tornar-se maior. Sustentar significa (vide dicionários): segurar, suportar, conservar, manter, reprimir, conter. Tradução: crescimento contido. É o mesmo que dizer: esfera quadrada; copo cheio vazio; tristeza feliz, e coisas que tais. Isso se chama paradoxo, absurdo, contradição. O que o planeta precisa, e com urgência, é de reversão civilizacional, reversão geral. Geral, mesmo, aí incluídos os fatores econômicos e populacionais. Até o momento, é possível reverter o rumo do suicídio. Daqui vinte anos a situação será irreversível.