domingo, 16 de setembro de 2007

A HUMANIDADE ESTÁ EM PERIGO

Entendemos que não é novidade para todos que as condições vivenciais no planeta estão em plena decadência. Sim, em consequência das atividades humanas, conforme ficou científicamente estabelecido com a assinatura de mais de 2.500 cientistas no relatório final elaborado ao fim dos trabalhos de pesquisa do Painel Intergovernamental da ONU. Esse diagnóstico taxativo foi intensamente divulgado pela mídia em Fevereiro de 2007, de forma que a população em geral ficou ciente da catastrofe que se avizinha para os próximos 20 ou 30 anos, SE NÃO FOR TOMADA NENHUMA PROVIDÊNCIA PELAS AUTORIDADES COMPETENTES.
O nosso espanto é que estamos em setembro/2007 e os governantes só falam em continuar (crescimento, progresso, desenvolvimento) a dilapidar os recursos habitacionais do planeta. Estamos vendo que nossos governantes elegeram o suicídio da humanidade, com progresso econômico, olvidando as necessárias ações de refreamento das causas de degradação do planeta. Por quê? Porque qualquer atitude ecológica implica entraves à atividade industrial, orígem primária de todo esse desequilíbrio climático.
O que prevalece no pensamento dos chefes de governo de mais de 150 países são somente as atitudes que redundem em benefício para seus retalhos geográficos a que chamam país, mas que são virtuais porque apenas convencionais e transitórios, como nos ensina a História. Defendem seus interesses. Pois bem: não enxergam que existe um interesse maior: o do planeta, que engloba esses retalhos ilusórios.
Em consequência de nossas preocupações sobre o assunto, chegamos à conclusão de que a solução para esse capital problema começa com a criação de um governo mundial, forte, efetivo para administrar os interesses do planeta, isto é, do nosso hábitat. Os interesses ambientais estão acima dos interesses mesquinhos das partes.
Isso constitui apenas um resumo de nosso pensamento inicial sobre o magno problema, tão sério, tão relegado.

5 Comentários:

Às 17 de setembro de 2007 às 08:00 , Blogger Unknown disse...

É lógico que alguém precisa levantar essa bandeira, mas, infelizmente,os governantes atuais (para os futuros talvez seja tarde)não irão atuar de modo efetivo nesta área da maior importancia para o futuro da humanidade. Os atuais detentores do poder apenas fingem alguma preocupação com o meio ambiente, em um jogo para a platéia. Os seus maiores interesses estão na promoção pessoal, na permanência no poder e no enriquecimento de seus descendentes. A humanidade faltalmente se dirige para o abismo e sua extinção; essa é a pura verdade. De qualquer forma, parabéns ao Maurício, por sua luta pela causa.

 
Às 17 de setembro de 2007 às 16:24 , Blogger Arte & Prosa disse...

Sr. Maurício,

Sugiro que use o seu blog para divulgação de seus livros, colocando até mesmo o site do distribuidor, se não quiser vendê-lo diretamente. Não se pode desperdiçar um espaço destes.

Atenciosamente,

Rachel Kopit Cunha
Ophicina de Arte & Prosa
Se seu sonho é escrever, nosso negócio é publicar.
raka@pib.com.br
kopit-cunhaeidéiasafins.blogger.com

 
Às 5 de outubro de 2007 às 10:51 , Blogger Breno Alves Guimarães de Souza disse...

Muito pertinente seu texto. Ainda mais no momento em que nosso presidente Lula acba de permitir a plantação de cana de açúcar na Amazônia.Ele usa a desculpa que isso somente é permitido em áreas já desmatadas ou de pasto, mas, é claro, que grandes áreas serão desmatadas para esse tipo de plantação e nada será feito para evitar. Muit bom o seu blog,. Gostaria que você desse uma olhada no meu também: http://discutindoecologia.blogspot.com/
Abraços

 
Às 3 de novembro de 2007 às 01:56 , Blogger Ivo S. G. Reis disse...

Mais uma vez, parabéns pela profundidade e veracidade realística do seu artigo. É de matérias com esse teor de qualidade e sabedoria que precisamos para alertar o povo e as autoridades governamentais mundiais.

Se você quiser, e com muita honra, cedo-lhe o espaço em meu blog (quase co-irmão do seu, nos objetivos), para que você republique o seu artigo e não só este, mas tantos quantos quiser, principalmente se o assunto for ecologia e defesa do meio ambiente.

Segue, abaixo, o endereço do meu blog (copie-o e cole em seu navegador):

http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/

Se desejar, pode também contatar-me por email (ivosgreis@debatadesvendeedivulgue.com)e pedir que republique seus artigos, dando-lhe os créditos, é claro, e eu o farei com o maior prazer.

No entanto, preferiria que você mesmo se inscrevesse como usuário (basta o nome e um email válido) e usasse o site não só para comentar, mas também para postar artigos de teor semelhante a este que ora comento.

Isto muito nos honrará, esteja certo, e todos teremos a ganhar.

 
Às 21 de novembro de 2009 às 01:47 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial