domingo, 29 de maio de 2011

EDUCAÇÃO LIBERTA!

por Fábio Oliveira

“Na Alegoria da Caverna de Platão consta que o único homem que conseguiu se livrar das correntes e viu luz, resolveu regressar para ajudar os companheiros que permaneciam na escuridão. Esse retorno é o que deveríamos chamar de política, na verdadeira concepção. Ajudar os nossos irmãos a verem também a luz e não mantê-los na escuridão da ignorância.

O livreco do MEC que preconiza que os erros de português tipo “nóis pesca” devem ser considerados como certos, tenta manter a maioria na mais profunda ignorância.

Entendam que a leitura de bons livros é uma das mais ricas atividades humanas, pois dá acesso a conhecimentos elevados e sublimes. É através da reflexão de boas leituras que elevamos a nossa compreensão, o nosso senso crítico e a nossa percepção de vida.

Ler não é somente uma atividade mecânica, mas envolve a compreensão profunda da vida, é um instrumento para a elevação da consciência. Ler é um exercício de reflexão para acessar outras dimensões, outras verdades e outras liberdades.

Como alguém que não domina o vocabulário, os fundamentos básicos da gramática e concordância de sua língua poderá compreender um bom livro? Alguém responde? Não estamos mais na idade da pedra. Estamos na era da comunicação e do conhecimento, ou não?

A língua de um país tem como função maior a comunicação, mas o que se entende por comunicação, na concepção mais profunda da palavra. A comunicação se processa entre o “EUINTERIOR” e o “Externo”, entre um adulto e uma criança, entre um adolescente e uma criança, entre ideologias contrárias, entre o racional e o irracional, entre o homem e a natureza, entre o homem e um livro, entre o homem e a mídia e etc.

Como desenvolver a habilidade da comunicação no sentido mais amplo, sem o instrumento da leitura? Como compreender um livro e se comunicar no sentido mais elevado no mundo atual, sema compreensão do que se ler?

Manter as pessoas mais humildes sem acesso a literatura, aos imortais textos filosóficos e etc. é uma das maiores violências que se faz a um ser humano.

Querer nivelar um humano por baixo, é mantê-lo na eterna escravidão. Todos já deviam saber que o CONHECIMENTO LIBERTA.

Não estou com essas palavras negando as diferenças regionais que de fato existem, mas não podemos diversificar o idioma. O idioma português tem uma história, uma tradição e que foi adotado pelos brasileiros como a língua oficial do país. Poderia ter sido a tupi-guarani, mas não foi.

A nossa língua tem uma estrutura básica que pode até ser alterada ao longo dos anos e dos costumes, mas não se pode passar por cima de sua estrutura fundamental.

Tudo na administração do PT é preconceito contra os humildes. Os petistas também não querem que as pessoas humildes desenvolvam a inteligência para que possam desenvolver o que os humanos têm de mais sublime que são: ALIBERDADE E O SENSO CRÍTICO.

Vamos dar nossas mãos às crianças, aos jovens que são excluídos de boas escolas para que possam ler, escrever e falar de maneira compreensível, para que tenham acesso aos bons livros e que possam se comunicar nas mais diversas maneiras, mas respeitando as diferenças.
Vamos educar nossas crianças e ensiná-las a pensar, somente assim não se submeterão as enganações de Edir Macedo, do Palocci, do Zé Dirceu e etc.  NÃO ESQUEÇAM: EDUCAÇÃO LIBERTA!

Preconceito é manter as nossas crianças e jovens entregues a droga, a marginalidade, a ignorância. Preconceito é a concentração imoral de renda do nosso país que exclui a maioria. Preconceito é o bolsa família, no lugar de emprego e vida digna. Preconceito é roubar e não ser punido devido o tráfico de influencia, preconceito é mentir para os humildes através de máscaras, faltando como a verdade dos fatos. Querem acabar com os preconceitos? Eu estou disposto a ajudar, mas por favor não me proponham baboseiras que não sou oligofrênico.

O resto tem origem na ignorância daqueles que estão administrando o MEC, e esse livreco é fruto da incompetência e falta de uma visão mais ampla dos verdadeiros problemas do país."
Fonte: Fábio Oliveira – fabioxoliveira2007@gmail.com
                                               Fabioxoliveira.blog.uol.com.br/






1 Comentários:

Às 7 de junho de 2011 às 19:16 , Blogger ira disse...

NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL.
EM SE TRATANDO DE BRASIL TUDO É POSSIVEL,ATE O IMPOSSIVEL.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial