terça-feira, 2 de setembro de 2008

Estaria a Humanidade Chegando ao Fim?

Transcrevo abaixo, o artigo publicado no blog "Debata, Desvende e Divulgue", pelo nosso colaborador Antídio Teixeira, por se enquadrar nos objetivos também perseguidos por este blog, do nosso companheiro Maurício Gomide. Tenho certeza de que este não só dará sua aprovação, como irá participar do debate que suscita:

Caros amigos:
Tenho publicado artigos e comentado outras publicações de vocês num tom que parece não ser bem entendido pela maioria dos participantes. Apesar de enxergar com clareza o desenvolvimento dos fenômenos ambientais e prever o seu desfecho, tenho tido dificuldade em me fazer entendido ou, mesmo acreditado. No entanto, hoje, recebi o e-mail com o vídeo abaixo, já traduzido para nossa lingua, que demonstra claramente o que nos põe em perigo de uma conflagração mundial que poderá resultar na extinção da vida animada na Terra. ABRAM-O:
http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303
Gomide:
Se achar oportuno, queira transcrevê-lo para o planetafala.
Abraços,
Antídio

1 Comentários:

Às 5 de setembro de 2008 às 03:46 , Blogger Maurício disse...

Caro ambientalista Antídio,

O vídeo a que você dá divulgação para os leitores deste blog constitui uma importante peça instrutiva às pessoas que ainda duvidam da verdadeira situação da atual civilização – moldada na ganância de bens materiais – e compreendam que estão marchando rumo ao precipício. O documento, realizado nos Estados Unidos da América, fundamenta seus argumentos em situações reais existentes naquele país e apresenta dados alarmantes que emergem de uma forma brutal, sobressaindo uma qualificação geral: o exagero. Em outras palavras: a irracionalidade. A quem se destina, essa demonstração gráfica e expositiva está muito bem apresentada, caracterizando-se pelo didatismo e concisão. Contém o essencial para que “iniciantes” ou “vacilantes” enxerguem a calamidade que o progresso está causando. Para os ambientalistas, nada do que está exposto é novidade. O importante do documento é que ele passa a ser a confirmação por fonte insuspeita do que os defensores do planeta já vêm fazendo há tempos, inclusive neste blog. Lamentavelmente, faltou ampliar a abordagem do “cabeça” da história, o governo. Fê-lo sinteticamente – no caso é compreensível – mostrando simbolicamente que ele é serviçal das corporações. Na verdade, o governo americano é $eleito$ (escolhido ou nomeado) pelas emprêsas. Eleição é um faz-de-conta, pois quem manda mesmo é o complexo econômico. Quando um presidente não obedece, mandam matá-lo, como já temos visto várias vezes. Aqui no Brasil estamos vendo que os governantes estão sempre defendendo interesses econômicos. Até o “presidente dos trabalhadores”… No final do vídeo, uma abordagem romântica: atitudes sustentáveis. Eu já disse aqui: essa palavra serve para tudo, justifica tudo.
Aproveito para fazer minhas também a inteligente exposição apresentada pelo nosso digno e competente administrador sobre as funções de um blog e a missão de consciência dos ambientalistas em prosseguir na divulgação dos perigos por que passa o planeta e, em consequência, a vida animal. Não desanime, Antidio. Continue a ilustrar este blog com seu priveligiado ardor e amor à vida planetária. Afinal, somos lidos por inúmeros leitores que desejam se informar sobre as escassas verdades à disposição deles. Há no vídeo ligeira referência à degradação da vida emocional que o sistema econômico causa. É um fato relevante que será objeto de nossas considerações aqui, em breve, em artigo que pretendemos divulgar.
Grande e operoso Ivo,
O nosso blog “planetafala” – você sabe – está às suas ordens e não necessita de minha autorização para ali você comparecer. Tudo bem. Por ser menos ágil, quando vi a manifestação do Antídio, preparei o material para publicá-lo, mas você já estava lá. Tem, portanto, minha prazerosa aprovaçao.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial