domingo, 6 de setembro de 2009

O CIGARRO E A LUTA DOS AMBIENTALISTAS

Todos conhecem as fotogravuras que são impressas nos maços de cigarro. São documentos impressionantes que escancaram ao destinatário as tragédias advindas do vício do fumo. Quando um fumante compra um maço de cigarro, não há como não ver tais desgraças. As cenas estampadas são fortes, impressionantes. É uma mensagem direta, indicando os efeitos de tal vício. E, no entanto, muitos continuam fumando; cada vez mais e mais. Ficamos pensando o que se passa na cabeça desses fumantes!
Isso requer uma análise racional profunda. Tal realidade provoca a visão, inicialmente incompreensível, de que uma pessoa – ante uma alternativa radical – escolhe morrer a deixar de fumar. Que força maior pode existir a ponto de vencer o próprio instinto de viver, presente em todos os seres vivos? Há nisso masoquismo ou desejo de suicídio? Quão irracional pode ser o humano na presença de um fato gritante que lhe tira a vida? Essa circunstância ilógica nos impele rumo a um exame acurado dessa contradição.
Na busca de compreensão, encontramos alguns aspectos esclarecedores mas tristes. Existe um embate de forças que provoca a irracionalidade e no qual o corpo sucumbe. É o domínio do uso da razão por algo muito forte que lhe tolhe ou impede o exercício da vontade. Tem relação com a paixão e fanatismo, mas é mais específico. De onde vem essa força dominante? Entendemos que, frente à imposição de um vício, impondo uma ação não voluntária, o indivíduo desdenha a razão e opta pelo prazer, conforto de satisfação, conformismo, preenchimento de uma falta. Sutilmente, é a troca de um bem espiritual – salutar e natural – pelo comodismo material – prazer do corpo. A resposta de um viciado de cigarro, num diálogo, é sempre a mesma: ”ah! deixa pra lá”, ou “azar!”, ou “agora, não tem jeito”, ou “no ano que vem eu paro”.
Fazendo um paralelo com os argumentos e alertas dos ambientalistas, as populações já estão cientes de que estamos rumando, celeremente, para o suicídio planetário. Nesse envenenamento do meio vivencial, serão vítimas todos os animais superiores (com salvação provável apenas dos insetos e microorganismos); todos, inclusive nós mesmos. No entanto, o causador da situação caótica continua em sua atividade civilizacional de auto-extermínio. A atitude oral do homem moderno, num diálogo sobre o iminente perigo ambiental, é sempre a mesma: “ah! deixa pra lá”, ou “azar!” ou “agora, não tem jeito”, ou “no ano que vem eu assumo”. A mesma condicionante mental do fumante viciado. Ambas as posturas têm a mesma origem: vícios da modernidade, ou vício cultural, ou condicionante civilizacional. Isso é verdadeiramente uma alienação da vida. É o desprezo pelo atributo mais valioso que os humanos têm, a capacidade de ser. Como? Por quê?
Sim, impera o vício geral. O de possuir bens materiais; o do conforto; o de consumir; o da preguiça mental; o da inércia máxima. A civilização atual é um conjunto de vícios que acompanha o indivíduo desde o nascimento. O homem, em geral, se opõe a mudanças do “status quo”, porque isso implica esforço, e a modernidade lhe oferece dia-a-dia, cada vez mais conforto, o não dispêndio de energia física e mental. Hoje, visível ou sutilmente, o vício amplo na sua expressão máxima – a civilização moderna –, domina os diversos aspectos do homem. O que se contrapõe ao vício é justamente a força vital, a vontade, o pensamento, a reflexão.
Peguemos, como exemplo, o vício do automóvel, composto de matéria básica saqueada do planeta. Vem do vício do conforto e rapidez. Rapidez é avançar sobre o futuro; tornar o futuro cada vez mais presente; fazer crescer exponencial e ilimitadamente o alcance temporal.
A Natureza nos proporcionou duas pernas. Para quê? Para o movimento do indivíduo. E elas devem e precisam ser usadas. Aliás – contra-censo! –, elas são exercitadas nas academias e também por recomendação médica. Seu uso passou de uma atividade natural para a de um recurso médico, curativo. Irracionalidade!
Alguém dirá que o automóvel é necessário. Concordamos, em parte. Esse veículo é necessário para a locomoção para idas e vindas do trabalho. Só. Mas fazemos a ressalva de que essa parte advém do crescimento ilimitado da população e da estrutura sócio-econômica. É uma conseqüência antinatural, portanto. Uma aberração. Não negamos a busca do menor-esforço que, no caso, lançaria mão de instrumentos não poluidores, como canoas e animais de força. Mas levar esse benefício da inteligência ao ponto antinatural, prejudicial, contraproducente?
Não há, sem considerarmos os vícios culturais, outras necessidades para o automóvel. Turismo é produto de excessos. Excesso de gente, de dinheiro, de tempo ocioso, de inutilidades, e está inserido também no conjunto vicioso do ambiente cultural. Tudo o mais, quanto ao seu uso, é supérfluo e danoso ao meio ambiente.
Devemos entender que o interesse de manutenção da Vida se sobrepõe aos interesses individuais. De que adianta preocupar-nos com a moda do sapato feminino, o último modelo de computador, a cura de doenças, etc. se tudo isso é dependente de existirmos? Preservar a vida: eis o objetivo maior. Satisfeita essa parte essencial, as vaidades humanas podem ser exercitadas.
A modernidade e seus vícios inerentes sangram os recursos do planeta. Os tempos atuais estão indicando procedimentos de renúncia e não de esbanjamentos cometidos em holocausto aos vícios. Estamos às vésperas dos tempos das 7 vacas magras, sem que haja perspectiva de vacas gordas.
Esta civilização é autofágica, os ambientalistas estão alertando para isso. Mas os que têm poder de decisão estão cegos pelos vícios implantados pela atmosfera econômica dominante.

4 Comentários:

Às 7 de setembro de 2009 às 07:57 , Anonymous Anônimo disse...

Gomide:
Este paralelo que você traça entre o vício de fumar e o de consumir é o mais clarividente para que os descrentes entendam a profundidade do abismo para o qual arrastam a vida terrestre. Com a sua permissão, ele poderá servir de instrumento para a ação de ambientalistas em seu trabalho de conscientização da realidade ambiental. Ele deve ser divulgado não, apenas na Internet, mas, em todos os veículos de comunicação que atinjam adolescentes e jóvens. Com sua autorização, encaminharei para tablóides estudantis e de bairro.
PARABENS.
Antídio

 
Às 7 de setembro de 2009 às 09:31 , Blogger Maurício disse...

Caro Antídio,
O que minha consciência produz não é meu; é do mundo. Em assuntos ambientais, minha voz não é minha; é a da Terra e a de todos os ambientalistas que não visam interesses materiais. Para ficar claro, você e todos os ambientalistas do mundo têm minha permissão para divulgar tudo o que eu publicar, por qualquer meio que for escolhido.

 
Às 9 de setembro de 2009 às 00:31 , Anonymous Anônimo disse...

Olá!

Gostei muito do texto de vocês. Já fazem alguns anos que eu também divulgo, entre todas as pessoas que eu conheço, a importância de se cuidar do Meio Ambiente e também de se ter uma alimentação saudável, que encontramos na alimentação natural. Mais do que nunca, atualmente é necessária a dedicação de todos nós para a preservação de todo o sistema ecológico do planeta, tendo em vista o aumento do aquecimento global.

A cidade de Penedo, no Estado do Rio de Janeiro, foi fundada no início do século 20 por imigrantes finlandeses, que já naquela época, há mais de cem anos, tinham consciência ecológica.

Eu sou designer gráfico, e produzi um cartaz justamente sobre a cidade de Penedo.

Conheçam este e outros trabalhos no meu site: www.flavioguttlerdesign.blogger.com.br

Aguardo a visita de vocês.

Flávio Güttler.

 
Às 16 de outubro de 2009 às 09:50 , Blogger EMMANUEL MACHADO BARROS disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial