domingo, 17 de janeiro de 2010

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: AMEAÇA IGNORADA

Fonte: EcoDebate (9.11.2009)

Os cientistas estão cansados de avisar, mas ainda há quem tape os ouvidos para os alertas sobre as mudanças climáticas. Uma pesquisa recentemente publicada nos Estados Unidos mostrou que a proporção de norte-americanos convencidos de que o homem é responsável por boa parte do aquecimento global despencou 40% desde o ano passado.
O resultado motivou pesquisadores da Columbia University a tentar entender por que, mesmo sabendo dos riscos ao planeta, algumas pessoas não conseguem processar essa informação. A pesquisa [The Psychology of Climate Change Communication] foi feita com base em enquetes realizadas em grupos tão diversos como fazendeiros africanos e eleitores conservadores dos Estados Unidos. Reportagem de Paloma Oliveto, do Correio Braziliense, com informações complementares do EcoDebate.
As principais autoras do estudo, Debika Shome e Sabine Marx, concluíram que, para os leigos, as questões climáticas parecem confusas, opressivas e ligadas a negociações políticas. Boa parte da culpa, apontam as pesquisadoras, está na forma como a mídia trata o tema. Para elas, é preciso aproximar o aquecimento global da realidade do público.
“Os psicólogos estão cientes das dificuldades que indivíduos e grupos têm em processar e responder efetivamente às informações que envolvem complexos desafios sociais e de longo prazo”, dizem as pesquisadoras, no estudo. “O público precisa ser capaz de interpretar e apresentar respostas aos avisos da ciência”, afirmam.
Nova-iorquinos, por exemplo, certamente se importarão muito mais com o fato de o aumento do nível do mar ameaçar inundar as estações de metrô do que saber que em Bangladesh a população corre riscos graves.
Elas explicam que, tanto aqueles que acreditam no poder devastador do aquecimento global quanto os céticos costumam interpretar variações eventuais de temperatura como uma evidência contra ou a favor da teoria das mudanças no clima. “Ambos vão ignorar fatos que contradizem com o modelo mental que possuem sobre mudanças climáticas”, diz o estudo. Dessa forma, deixam de compreender que não é uma chuva fora de época ou um aumento de temperatura que evidenciam o aquecimento global, algo muito mais complexo e com consequências em longo prazo.
“A boa notícia é que modelos mentais não são estáticos. As pessoas podem mudar suas convicções ao receber informações corretas e sólidas”, avisam as pesquisadoras. “Por exemplo, quando os comunicadores falam às pessoas, eles podem influenciá-las a procurar formas eficientes de energia porque, assim, elas pagarão contas mais baixas no futuro”, recomendam.
Enquete
O site do Correio perguntou aos internautas se eles acreditam que os participantes da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) chegarão a algum acordo, em dezembro, na Dinamarca. Veja o resultado:
Não 66,67% (41 pessoas)
Sim 33,33% (21 pessoas)

2 Comentários:

Às 19 de janeiro de 2010 às 14:15 , Blogger Rafael Abreu disse...

Te achei pelo anuncio do google.

 
Às 31 de janeiro de 2010 às 11:43 , Blogger ira disse...

Com meia duzia de blogs deste tipo, o Brasil assim como o restante do planeta tería uma esperança na sobrevivencia da raça humana.
Meus caros autores deste blog,os governos mundiais tem um espelho em um programa televisivo de origem francesa de nome;
A TERRA VISTA DE CIMA NO RIGINAL
( EARTH FROM ABOVE )
ESTE DOCUMENTÁRIO DEVERÍA SER OBRIGADO A FAZER PARTE DE MATÉRIA DE ENSINO ESCOLAR DESDE SUA BASE.
QUANTO MAIS SE PROTELAR,TAMBEM MAIS TARDE SERÁ NA SALVAÇÃO DA NATUREZA NO SEU TODO.
UMA BOA ESCOLHA PODERÍA RECAIR NO EPISÓDIO Nº4 TRANSMITIDO PELO CANAL TELEVISIVO ( H B O )
QUANDO A RAÇA HUMANA ENTENDER QUE NÃO PODE CONTAR COM ARROJADOS PROJETOS GOVERNAMENTÁIS PARA A EDUCAÇÃO NO TRATAMENTO E RESPEITO DA NATUREZA EM SEU TODO,ENTÃO ESTA MESMA RAÇA HUMANA NA SUA MAIORIA COMEÇARÁ A DESPERTAR PARA A SOBREVIVENCIA DE SUA PRÓPRIA ESPÉCIE.
GOVERNOS EM SUA MAIORIA VIVEM DE POLITICALHA PARTIDÁRIA,O QUE QUER DIZER,PARTIDOS POLÍTICOS,OU SEJA,UMA PARTE DA SOCIEDADE QUE PURA E SIMPLESMENTE TRABALHA MAIS EM BENEFICIO PRÓPRIO OU CORPORATIVISTA,TÃO CLARO COM AGUA LÍMPIDA.
O POVO,O HUMANO EM SUA MAIORIA,A MASSA POPULACIONAL,ESTE É O GRANDE SEGREDO E A GRANDE VERDADE QUE ALIADA A VONTADE TUDO PODE MUDAR,INFELISMENTE POUCO PERCEPTIVA A OLHOS DE VIZÃO OPACA.
NO CASO BRASILEIRO EXISTE UM EXEMPLO DA VIZINHA GUIANA,ONDE A INGLATERRA INVESTE MACIÇAMENTE NO REFLORESTAMENTO E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA NAQUELE PAÍS.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial