segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CHINA MOSTRA HOJE CAOS MUNDIAL DE AMANHÃ

Vamos expor a seguir uma situação em que o raciocínio lógico vem facilmente à nossa razão. É uma circunstância que se mostra tão clara e evidente que não precisa de extensas argumentações. Todas as pessoas que possuem em plena atividade os cinco sentidos básicos são capazes de perceber o momento histórico por que passa o ambiente em que vivemos.

Nossas observações não passam de pontos óbvios. Mas abordamos esses pontos porque sentimos a necessidade de fazê-lo, pois é atributo humano gritar um aviso sobre a aproximação de qualquer perigo à vida. O que nos implica é que grande parte da população ainda não enxergou, não percebeu, não sentiu a obviedade do que vamos tratar.

Se estivermos caminhando numa estrada rumo a um ponto pré-estabelecido, estamos num processo dinâmico de deslocamento e, se não surgir fato novo que nos impeça de continuar ou mudar de rumo, chegaremos afinal àquele destino. Isso é conseqüência do fator tempo, que não pára e segue sempre em frente, imperturbável, produzindo as conseqüências das ações causais, boas ou más, dos fatores de um sistema. Está fora do poder humano parar o tempo. Eis ai um fato a que devemos dar o devido respeito e consideração.

Diz o ditado popular que “pelo dedo se conhece o gigante”. Em outras palavras: pela amostra se conhece o todo. Desprezando-se outros fatos de conhecimento geral, pelos quais fica clara a ação predadora da modernidade, está à mostra, hoje, mais uma evidência: o futuro caótico desta civilização mostrado no exemplo modernista da China.

Aquele país oferece ao mundo um espelho perfeito que reflete o futuro do planeta. Aquela nação tem todos os ingredientes necessários para empreender a viagem pioneira à modernidade materialista, cujo objetivo é a ilusão do nada, conseguida pela destruição do meio ambiente da vida.

A China, com ações desvairadas de progresso material, estimuladas pelos interesses lucrativos do capital internacional, vem mostrando ao mundo aonde leva esse insano procedimento. Com a intenção de realizar em 20 anos o que levou 300 anos na América do Norte, suas ações aceleradas forçaram o tempo natural, ultrapassando as fronteiras do porvir. Isso vem propiciar ao restante do mundo o privilégio de antever as conseqüências de um viver unívoco assentado na ganância individual. Aquele país se esquece que o objetivo da vida é viver. Para isso, basta preservar as fontes que a sustentam, como o bom senso indica. O resto vem de graça, que a Natureza é pródiga.

Estamos assistindo naquele país e regiões adjacentes ocorrências naturais excepcionais cuja gravidade e importância não deveriam ser ignoradas, mas divulgadas ao máximo. Infelizmente, são desprezadas pelo governo chinês e pela mídia mundial. Citamos, a seguir, alguns eventos mais conhecidos:



a) avanços, por fortes ventos, dos desertos do oeste para leste, impedindo o normal funcionamento urbano e diminuindo a área cultivável;

b) desequilíbrio no micro-clima, causando secas severas e chuvas torrenciais, em locais diversos, com as conseqüências adversas tais como desmoronamentos, inundações, frustração de colheitas;

c) envenenamento permanente do ar, obrigando a população das grandes cidades a usarem máscaras paliativas, subvertendo as condições mínimas da vida;

d) aumento abrupto da pegada ecológica;

e) devido ao excesso populacional – 1,3 bilhões, equivalentes a 20% da mundial –, conjugado com as adversidades mencionadas, a terra produtiva tem sido cultivada até ao máximo de sua capacidade, ocasionando seu esgotamento;

f) os reflexos negativos das atividades progressistas da China têm alcançado as regiões próximas, mostrando que, para a Natureza, não existem países, pois todas as partes da esfera terrestre são interdependentes;

g) a água potável já está faltando em diversos locais, ocasionando intervenção radical do governo na sua distribuição. As águas contaminadas vêm provocando problemas de saúde naquele formigueiro humano.



Que a pequena amostra da ganância materialista chinesa sirva para retirar dos cegos a venda que os impede de enxergar a realidade que o progresso provoca. Fica evidente que as ações humanas da atual civilização seguem rumo equivocado.

Mostra o exemplo chinês que desenvolvimento e progresso são objetivos egoísticos e desestabelizantes do frágil ambiente vital. São incompatíveis com a preservação ambiental. As transformações que a atual civilização tecnológica faz na Natureza nunca permanecem impunes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial