quarta-feira, 4 de março de 2009

GREENPEACE

Transcrevemos a seguir a auto-apresentação feita pela organização “Greenpeace” no seu sítio eletrônico.

“O Greenpeace é uma organização global e
independente que atua para defender o meio ambiente
e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem
atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e
confrontando crimes ambientais, desafiamos os
tomadores de decisão a reverem suas posições e
mudarem seus conceitos. Também defendemos
soluções economicamente viáveis e socialmente justas, (o realce é nosso) que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.”

Analisando o cerne do pensamento e objetivo dos dirigentes do “Greenpeace”, na parte destacada em itálico, verificamos que tal grupo tem mais êxito nas ações rocambolescas próximas da coreografia espetacular que da percepção da essência séria e grave do problema ambiental. Habitam eles o mundo dos sonhos, mostrando-se incapazes de conhecer a real situação do planeta. Alardeiam intenções equivocadas, incongruentes, irreais, demonstrando desperdício de energias e recursos gerais no rumo falso que só faz atrasar mais a batalha de conscientização mundial para o verdadeiro perigo existente e crescente.
Não cremos que sua existência esteja ligada à estratégia ambiental-enganadora dos interesses econômicos, verdadeira força desestabilizante do habitat global. Mas observamos que tal sociedade não tem sido combatida por aqueles estrategistas, o que indica serem eles importunos nas suas ações, mas inócuos na pregação. Para o sistema estratificado existente, o “Greenpeace” seria apenas mais um incômodo na trilha do seu delírio movido pela energia do poder de posse e ganância ilimitada.
No pensamento desatencioso e superficial dos dirigentes dessa sociedade, foram incapazes de enxergar que não existe solução economicamente viável. Existe, sim, solução (ainda) viável, mas não economicamente. Para eles, a solução está condicionada à saúde e bem-estar da economia, a quem respeitam e veneram religiosamente. Verifica-se, assim, que aquela sociedade tem a mente aprisionada ao dogma do arcabouço econômico vigente, incapacitando-a para perceber a fundura abismal do poço, notando apenas a sombra de sua borda. Na fase degradante em que se encontra nosso meio ambiente, não há escolha. Ou se salva a vida superior no planeta, ou se caminha para o suicídio global com a manutenção “sagrada” do sistema econômico vigente.

.

6 Comentários:

Às 7 de março de 2009 às 11:35 , Blogger Mayorca tecnologias disse...

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA, O GRANDE PROBLEMA MUNDIAL.
Por Aurelio Mayorca . Inventor, ambientalista, ensaísta e filósofo autodidata. Joinville - SC – Brasil . Maio e Dez/2008 . e-mail: invencoes@gmail.com.
PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA .

A explosão demográfica no mundo precisa ser contida ou equacionada, todas as análises sinceras e imparciais demonstram isso. Análises multidisciplinares de antropologia, ecologia, de sociologia, de tecnologia, de teologia, de energia, de urbanismo, de saúde pública, etc...etc... a nível local e global , todas demonstram que vivemos numa explosão demográfica insustentável no presente e acumulando graves conseqüências para o futuro.
Muitos tabus (e controvérsias) “cercam” o tema : Explosão demográfica. Isso atrasou sua discussão serene e desapaixonada, o que torna o tema ainda mais urgente e necessário seu esclarecimento. Por isso, estamos criando o PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA.
Todos os países, todas as nações, Todos os seres humanos, são convidadas para aderir ao PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL .
No mês passado, já encaminhamos carta ao presidente Lula, convidando-o a participar e liderar essa campanha a nível mundial.
O Brasil, pela suas características, sua história , seu povo (índios, Amazônia, Pantanal, etc...), é o país mais indicado para liderar este protocolo de intenções e compromissos entre os povos e entre seus representantes legais.
Por exemplo: 40 % do desmatamento da Amazônia é para criação de gado e plantação de soja (naturalmente, as pessoas precisam comer). As necessidades gigantescas por recursos, crescem mais que a capacidade para investimentos (a violência crescente e diversificada, pode ser sintoma da explosão demográfica). No mundo, já se vê conflitos por água, terra, comida, energia, graves impactos ambientais, ecossistemas ameaçados, falta de educação ambiental, etc...
Demógrafos (geralmente, sacerdotes e afins), costumam dizer que a população estabilizará “naturalmente” em 50 anos. Isso deve ser tomado apenas como mensagem de esperança (não pode ser considerada uma análise crítica e serena para balizar o presente e futuro, a menos que a mensagem já incluía a possibilidade de surgimento do protocolo de Joinville). Por exemplo: O Brasil não consegue erradicar sequer o analfabetismo , quem dirá estabelecer a educação para o planejamento familiar (que enfrentará crenças arraigadas, instintos fisiológicos , outros poderão entender como invasão de privacidade, etc...). A revista Veja 20071, de 30/07/2008. Apresenta estudo equivocado de um tal José E. Diniz Alves (do IBGE), que não combina com a reportagem da página 130, na mesma revista, bem como desmente-se por declaração do Fundo da ONU para a população que afirma taxa de crescimento da população em 1,3 % ao ano (isso significa acréscimo de aproxim. 2,3 milhões de pessoas há mais por ano, só no Brasil, calcule-se no mundo inteiro (?) .
De 1940 a 1980, a população mundial mais que dobrou: passou de 2 bilhões para quase 4,5 bilhões de pessoas . Isto significa: em apenas 40 anos a população cresceu mais que em toda sua história de milhares de anos. Atualmente; 2008, já somos 6,7 bilhões de pessoas . Onde chegaremos? à auto-destruição ? Sérios estudos mostram que a sociedade tem pouca compreensão de matemática (e lógica), por exemplo: “basta um casal humano jovem, ter dois filhos, para

aumentar sua população em mais 300 % (trezentos por cento) em setenta anos” **. O mito de que atualmente as
famílias são menores e isso evita a explosão demográfica , cai por terra (em Joinville, atualmente, ainda temos centenas de mulheres jovens com prole de dez filhos ou mais. Em outras regiões do país a situação não é diferente) . Se no passado havia grande aumento populacional relativo (por exemplo: 3% ao ano, no Brasil na década de 1950. E 1,7% ao ano , década de 2000), atualmente tem-se gigantesco aumento populacional absoluto (Hoje, acréscimo de aproxim. Dois e meio milhões de pessoas, a cada ano, só no Brasil) .
E não há perspectiva de diminuição. Pois, mesmo se decrescer muito a taxa de crescimento relativo, por fatores como; diminuição da natalidade, aumento da longevidade, redução da mortalidade, etc... , fatalmente farão explodir o crescimento absoluto, devido ao forte crescimento relativo ocorrido no passado recente (ou últimos duzentos anos). A situação é análoga para a maior parte dos grandes países.
Líderes mundiais tem apresentado importantes indicativos deste problema (Nosso futuro comum da ONU, Protocolo de Kyoto, de Montreal, Comitê do clima , etc...), mas ficam carentes de uma solução efetiva, pois social e complexa. Mas, agora, com nosso complemento há mais esperanças.
A situação é tão grave que, mesmo religiosos tem apresentado preocupação latente e já aceitam um certo “controle planejado” da população humana . É lícito afirmar que; naturalmente, não podemos impedir a explosão demográfica, poderemos apenas diminuir sua velocidade de crescimento. Urge explicar que combater a explosão demográfica por meios humanitários, não prejudica a religião, pelo contrário, pode-se chamar de uma cooperação divina (Deus agindo em defesa da humanidade, ou: Deus escreve certo por linha tortas ...) . Algumas religiões, num primeiro momento, poderão resistir a esse novo paradigma, mas cremos que lentamente deverão aderir e trazer grandes contribuições .
Esta é uma iniciativa popular pela cidadania, independente e com base ética, voluntária e não remunerada, sem vínculo com quaisquer organizações, seitas e/ou ou interesses econômicos ou políticos partidários.
**Análise da imigração sofrida pelo Brasil (nos últimos duzentos anos), isso para cada casal jovem que entrou no Brasil . Com a agravante de que os imigrantes (portugueses, espanhóis, africanos, libaneses, etc...) geralmente tinham bem mais que dois filhos (estima-se aproxim. média de seis filhos). Ademais a campanha precisa ser mundial (todos os povos).
***Doutores deverão ser chamados para explicar nossa proposta, espero que não esqueçam de chamar a mim, que não sou doutor, sou do povo. Temos mais fundamentos para embasar e executar a proposta.
Nota: O símbolo do protocolo de Joinville é o UROPLATUS. Animal das ILHAS MADAGASCAR . Existem poucos indivíduos , pois seus habitats estão sendo invadidos por humanos (habitação, agricultura, etc...). Mas, o símbolo também poderá ser um bebê,


uma arara-azul, um peixe-boi, o Planeta terra, aceita-se sugestões :



O texto a seguir, foi acrescentado pelo advento do FORUM SOCIAL MUNDIAL, que; neste ano, está ocorrendo em Manaus – AM – Brasil. Sou ecologista desde 1983, Sou co-fundador da ONG Movimento Ecológico Harmonia. Com todo o respeito, o atual FORUM SOCIAL MUNDIAL , denunciando a devastação da amazônia, etc..., etc... precisa fazer uma reflexão e unirmos-nos nesta causa : A devastação ocorre porque existe demanda (isto é: existe quem compra, e assim motiva quem quer vender. Assim como existe quem vende “salvação da alma”, se “livrar dos pecados”, etc... ). Desta forma um passa a depender do outro, assim, ocorre com os devastadores da Amazônia, eles não se importam com nossas necessidades de cidadãos, ecologistas, ambientalistas, etc...etc... Pois , “Apenas, “”respeitar a natureza”” não vai colocar comida na mesa de quem tem fome”. Cabe a nós; estudados, “privilegiados”, pensantes, ambientalistas, tão somente buscar; formas humanistas de regular o número de famintos, antes que seja tarde demais.
Com relação ao FORUM SOCIAL MUNDIAL, nos últimos dias temos vistos, sacerdotes de várias matizes, denunciando o “egoísmo no capitalismo, que precisa ser enfrentado” , “...” , “...”, blá-blá-blá. Ocorre que o vaticano; na bolsa de valores, compra ações de fabricantes de preservativos (apesar de combater o uso de preservativos) . Portanto, o vaticano é capitalista.
O aumento super-exagerado da população é o atual e principal problema mundial, não é o “egoísmo”, não é a “falta de ética e caráter dos políticos” (sim, estes são problemas que precisam ser enfrentados e equacionados, mas não são os


mais prioritários. Já que todos somos humanos e vítimas das franquezas humanas, ... . Todas as fraquezas humanas, sempre existiram e; provavelmente, continuaram a existir). Mas os
sacerdotes já direcionaram (e limitam) as discussões para o FORUM SOCIAL
MUNDIAL, que é : “COMBATER O EGOÍSMO, TÃO SOMENTE” (?), [interprete-se: apenas combater o “capitalismo selvagem” (?), o que limita; ou restringe a discussão].
As igrejas todas, serão muito bem vindas no FÓRUM: PROTOCOLO DE JOINVILLE CONTRA A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL. Afinal , precisamos unir nossos ideais maiores, que são: Proteger a vida dos seres humanos e proteger a toda a natureza, agora mais do que nunca .
O texto a seguir foi inserido pelo advento do encontro de autoridades, em 05/03/2009, para discussão das calamidades naturais (furacão, enchentes, etc...) ocorridas no Estado de Santa Catarina com centenas de mortes, e proposta de instalar no Estado um sofisticado laboratório de acompanhamento climático :
Durante o evento, na câmara de vereadores de Joinville , pedi apoios dos deputados federais Gabeira e Paulo Bornhausen. O Gabeira (famoso político e militante ecologista) foi pego de surpresa e respondeu assim:
─ "O problema da explosão demográfica, passa pela educação e informação" . Porém, ocorre que o FORUM proposto, vem exatamente cumprir essa função EDUCAR, INFORMAR, CONSCIENTIZAR VERDADEIRAMENTE (e não apenas com discursos de plenários fechados) .
Recebam nosso convite especial para vocês todos participarem conosco, caso desejem. Ficaremos muito felizes em contar com vossos apoios (e/ou sugestões).
As recentes enchentes com centenas de mortes, ocorridas em Santa Catarina, podem ajudar a quebrar eventuais dúvidas e/ou resistências teo-políticas. Pois, com todo o respeito aos participantes de defesas civis (que tem nossos incondicionais apoios), mas pode-se inferir que muitos eventos ricos em discursos e trágicas reclamações, há décadas , apenas amaldiçoam a escuridão, porém agora podemos acender uma luz (ou pelo menos tentar analisar

caminhos seguros, afinal as tragédias naturais tendem a aumentar com a explosão demográfica).
Para vossas análises, o plano básico é conseguir realizar o Fórum daqui cinco anos; no Centreventos, por exemplo (será encontro ecumênico, supra-partidário, transnacional, e quiçá: transcendental).
Desejamos contar com o apoio da ONU, OEA, FAO, OIT, UNESCO, CNBB, UNICEF, Greenpeace, WWF, SOS Mata Atlântica, One hearth.org (assistam um filme, em : http://www.youtube.com/watch?v=u2mlwLNC3RA) ,
sociedade mundial organizada e afins, a princípio para divulgação e preparação.
O Forum é iniciativa popular e legitima, está sendo coordenado pela nossa ONG : ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO ECOLÓGICO HARMONIA (fundada legalmente em 1985).

 
Às 8 de março de 2009 às 11:27 , Blogger Antonio Radi disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 8 de março de 2009 às 11:40 , Blogger Antonio Radi disse...

(comentando o comentário)

Caro Aurelio:

Você toca no ponto crucial da tão propalada sustentabilidade: a explosão demográfica. Toda e qualquer medida em prol do meio ambiente que não contemple o problema demográfico será inócua ou meramente paleativa.
Infelizmente, acho pouco provável que nossa espécie seja bem sucedida no controle - racional e planejado - de seus números. . . o mais provável, caro Aurelio, é que a Natureza faça o trabalho por nós.

 
Às 23 de abril de 2009 às 10:42 , Anonymous jorge pedrinho pfitscher disse...

Amigos, a Fundação Biótica, ONG ambiental de Campo Grande/MS/Brasil, www.biotica.org.br , http://funbio-biotica.blogspot.com , criou um Fundo de compensações sócio ambientais que tem como objetivo ajudar prevenir o aquecimento global recuperando áreas degradadas, impedindo desmatamentos e executar projetos de inclusão social com populações de risco. Para isso está recebendo doações de qualquer valor na conta corrente nº 5958-7 da agência 4211-0 do Bco. do Brasil. Mais informações entre em contato@biotica.org.br . Peço que divulguem e doem. Abr. Jorge

 
Às 14 de janeiro de 2010 às 18:13 , Anonymous Anônimo disse...

Mayorca, não consigo entrar em contato através de seu e-mail necessito comunicar-me com Vc.
Agradecida Neyde

 
Às 23 de janeiro de 2011 às 14:26 , Blogger Mayorca tecnologias disse...

Neyde ! meu e-mail: ciencia@ig.com.br . Joinville - SC. MAss, estou indo morar no Rj, por duas semanas, me procure.Abs. Aurelio

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial