terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AMOSTRAS DE HOJE INDICAM O FUTURO

As recentes tragédias em Angra dos Reis e Haiti são apenas exemplos episódicos da evidência de que o rumo desta civilização é equivocado. Indica também a força orquestrada da mídia em geral. Outras ocorrências naturais em locais diferentes, com conseqüências e significados importantes, passam sem que o mundo tome conhecimento pelo simples fato de que, no critério da mídia, é melhor ignorá-los. No Haiti mesmo temos a prova disso. Se o epicentro do tremor ocorreu a 15 km de Porto Príncipe, é claro que houve grande devastação no círculo territorial que abrange essa distância. No entanto, só cuidam da tragédia da capital; as desgraças das cidades das cercanias são ignoradas.
Em Angra, fica escancarada a reação natural à ocupação humana desrespeitosa aos espaços geográficos moldados pela natureza. No Haiti, a maior tragédia é a miserabilidade do povo, numa demonstração do quanto é injusta a sociedade organizada em bases econômicas em que se privilegiam as riquezas individuais. Antes da catástrofe, havia 380.000 órfãos no país, para uma população feminina de 4 milhões. Isso equivale a quase 10% de orfandade, o que constitui um indicador bastante expressivo da degenerescência social. E o país tem pujança de natalidade. Após o terremoto, ainda não se sabe a quantidade de crianças sem referencial de vida. Devemos enxergar e aprender, naqueles acontecimentos, que diversos procedimentos da humanidade se chocam contra os interesses da Natureza.
Quanto a Angra, os desabamentos das encostas constituem apenas uma reação natural do solo à degradação de suas bases, onde se impõem as reações baseadas nas leis físicas, de conhecimento dos homens. O terremoto antilhano, por si já uma desgraça, fica sumamente agravado pela existência de uma sociedade impulsionadora de mais miséria, representada por analfabetismo generalizado; crenças religiosas obtusas; desflorestamento intensivo; exploração política, policial e econômica; alta taxa de fertilidade; ausência de infra-estrutura.
O Haiti tem um histórico para país miserável por conseqüência de diversos fatores criminosos perpetrados pela exploração econômica irracional e desumana. No princípio, mataram os índios que ali viviam e os substituíram pelos negros escravizados em África, ocupando-os nas atividades da cana de açúcar em benefício dos patrões franceses. Depois destes, os americanos sugaram tudo o que havia ali de recursos naturais e abandonaram o local. O poder político-policial-econômico foi apossado por pequeno grupo de mulatos que se locupletaram, sendo Papa Doc o mais expressivo desses carrascos. Resumo: a miserabilidade do Haiti é o resultado da atividade puramente econômica, sem qualquer motivação de caráter social. Isso reduz a zero a capacidade de ele se reerguer.
Por que essas ações e reações? As ações humanas apenas ajudam e antecipam ou agravam as reações naturais. Isso nos dá uma lição simples: as forças naturais são tão poderosas que, quando molestadas ou feridas, tecnologia nenhuma lhes barra o caminho. Ademais, põe em evidência o fato de que o planeta tem vida própria, como já afirmara James Lovelock, isto é, sua existência cósmica é dinâmica. Tem o poder de reagir, da forma que lhe convém, às ações humanas que a molestem. E, nesse caso, o bom senso indica que Gaia deve ser bem tratada, cuidada, zelada, com ternura e delicadeza.
Os povos antigos já tinham esse respeito, motivo por que procuravam tratá-la com o máximo carinho, chegando mesmo a lhe oferecer seus sacrifícios. E nós, homens modernos? Não podemos, nessa emergência, oferecer-lhe nossos sacrifícios também, representados pela renúncia aos confortos tecnológicos iníquos e reformulação de nossa estrutura social, ora construída na base do egoísmo, injustiça e ganância desmedida?
Dirão alguns que terremotos são ações naturais e não reações. Concordamos. Mas tais eventos são agravados pelos fatores negativos apontados acima, principalmente pela existência de quantidade excessiva da população e suas ações predadoras. Essas ocorrências são localizadas e constituem uma amostra insignificante do que vai acontecer à biodiversidade se o sistema exploratório continuar a depredar o planeta.
No caso de Ilha Grande, situada no município de Angra dos Reis, lição importante é a de que estamos ocupando espaço desnecessário, apenas para fins de turismo. E que fique bem claro que turismo é uma forma de consumismo. Dilapidador, portanto, do nosso meio ambiente. Esse ramal consumista, que atende aos interesses econômicos, ajuda a solapar a integridade geológica do ambiente. Tal atividade vem sendo incentivada por todos os meios, ocasionando em ritmo crescente o agravamento dos seus malefícios ao meio ambiente.
Aos céticos, fica o aviso da Natureza, além dos outros sinais concretos já do conhecimento geral.

4 Comentários:

Às 20 de janeiro de 2010 às 11:21 , Blogger Flordelizsfc disse...

Excelente explanação feita com critério isento e imparcial senão com a realidade do que presenciamos dia a dia.

 
Às 26 de janeiro de 2010 às 00:40 , Blogger Unknown disse...

Ótimo texto!

 
Às 31 de janeiro de 2010 às 13:12 , Blogger ira disse...

É Mauricio,essa é a grande lição que o mundo precisa.
Falar de Brasil é chover no molhado ou falar para mentes obtusas e megalomaníacas,o que se diría para alguns países da america latina senão ao resto do mundo.
Direi o que vejo;
Uma mente usando o bom senso ou a razão transcendente,é isso que o ser humano tem que aprender A USAR.
Antes do cérebro material,usar a razão transcendental a primeira sempre,a secundária para casos fortúitos.
SURPREENDO-ME DE FATO.
Gosto de pesquisar e estudar as reações das espécies,e deveras surpreendo-me.
NO CASO BRASIL É LAMENTAVEL SE ANALISAR E CONSTATAR QUE;
A GRANDE MÍDIA LOCUPLETADA PELAS CARIDADES GOVERNAMENTAIS VEM ANESTESIANDO A POPULAÇÃO COM O FORNECIMENTO MACIÇO,MASSIVO,MALÉFICO DIRIGIDOS POR UMA ENORME QUANTIDADEDE DE MENTES DEFORMADAS,DE PROGRAMAS CONTRADITÓRIOS A MORAL ELEVADA,OU SEJA,É INVERSÃO E SUBVERSÃO MORAL
ESPALHADAS AOS QUATRO VENTOS,E COMO SE NÃO BASTASSE,EMPURRA-LHES GOÉLA DENTRO BASTANTE NOVÉLAS,FUTEBOL E CARNAVAL.
NESTE CASO NEM É PRECISO DAR O CIRCO,POIS JA FAZ MUITO TEMPO QUE PALHAÇO PODE VIVER FORA DE CIRCOS DE ATRAÇÕES.

 
Às 31 de janeiro de 2010 às 16:24 , Blogger Maurício disse...

Caro Ira,
Agradeço sua opinião e o estímulo que me dá.
Gostaria de conhecer seu e-mail.
Fico aguardando.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial