terça-feira, 30 de outubro de 2012

BERTRAND RUSSELL



“O homem, sem rudimentos de filosofia, passa pela vida preso a preconceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras da sua época ou da sua nação, e a convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. Para tal homem o mundo tende a tornar-se definitivo, finito, óbvio; os objetos comuns não levantam questões, e as possibilidades incomuns são rejeitadas com desdém.

 Pelo contrário, mal começamos a filosofar, descobrimos (…) que mesmo as coisas mais quotidianas levam a problemas aos quais só se podem dar respostas muito incompletas. A filosofia, apesar de não poder dizer-nos com certeza qual é a resposta verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas possibilidades que alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do costume.

 Assim, apesar de diminuir a nossa sensação de certeza quanto ao que as coisas são, aumenta em muito o nosso conhecimento quanto ao que podem ser; remove o dogmatismo algo arrogante de quem nunca viajou pela região da dúvida libertadora, e mantém vivo o nosso sentido de admiração ao mostrar coisas comuns a uma luz incomum.”

Bertrand Russell (1912) Problemas da Filosofia. Trad. de Desidério Murcho. Lisboa: Edições 70, 2008, pp. 216-217.

 
Fonte: Fábio Oliveira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial