O PLANETA ESTÁ ESFRIANDO
Publicado no Jornal Diário do Nordeste de Fortaleza, de 15.11.09.
Na contramão do ambiental e politicamente correto, o professor cearense José Carlos Parente de Oliveira, 56, da UFC, Doutor em Física com Pós-doutorado em Física da Atmosfera, diz que, cientificamente, não se sustenta a tese de que a atividade humana influencia o clima no planeta, que não está aquecendo. "Na verdade, a Terra está esfriando", afirma ele. Na entrevista a seguir, o professor Parente põe o dedo em uma antiga ferida: "Perdemos o foco do problema. E o foco do problema são os meios de produzir, é a forma errada de como o homem produz seus bens
Por que o senhor caminha na contramão do ambientalmente correto e proclama que o planeta não está aquecendo, mas esfriando?
A busca da verdade deve ser o norte, o foco da atividade em ciências. E penso que não é isso o que ocorre com o tema aquecimento global. A sociedade está sendo bombardeada por notícias, reportagens na tevê, filmes e tudo isso com a mensagem de que as atividades humanas relacionadas às queimas de combustível fóssil (petróleo, carvão e gás) são as culpadas pelo aquecimento da Terra. O grande responsável por esse bombardeio é o Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), que é um órgão da ONU.
O senhor quer dizer que um organismo da ONU está provocando um terrorismo ambiental?
Vejamos. A hipótese do aquecimento global antrópico defendido pelo IPCC não possui base científica sólida. Não há dados observacionais que provem cabalmente a influência humana no clima. Se voltarmos um pouco no tempo nós constataremos que entre os anos de 1945 e 1977 houve um resfriamento da Terra, acompanhado de grande alarde de que o planeta congelaria, haveria fome, milhares de espécies desapareceriam etc. E veja que nesse período houve grande queima de carvão e petróleo motivada pela reconstrução da Europa e da Ásia após a 2ª Guerra Mundial. Outro exemplo de não conexão entre concentração de CO2 e temperatura da Terra ocorreu entre os anos 1920 e 1940, período em que a Terra esteve mais quente que os anos finais do século XX, e nesse período a atividade de queima de combustível foi de apenas 10% do que foi observado nos anos 1980 e 1990.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
=========================
Eis ai o depoimento de mais um cientista sobre o problema ambiental. Há muitos desses profissionais que contradizem as afirmações científicas advindas do IPCC da ONU.
Há leitores que não crêem nas informações de que a atual civilização está degradando as condições vivenciais do planeta. Louvam-se em geral nas palavras e argumentos de diversos homens de ciência, até de renomeada.
Isso tudo serve para a instalação entre os leigos de uma situação de divergências de opiniões e crenças. Implanta um estado de entendimento geral de que não estamos entrando numa crise vivencial que levará a biodiversidade ao suicídio. Justamente numa ocasião em que ainda há condições de ações incisivas de retorno. Essa confusão ou desserviço para a qual os cientistas contribuem, põem eles próprios como co-responsáveis pelo desastre ambiental vindouro.
Muitos não entendem que informação científica nada tem a ver com a opinião de cientistas. Eles, como qualquer um de nós, têm as suas crenças pessoais que podem muito bem ser divergentes porque as mentes não são padronizadas. Informação científica, depois de sacramentada como tal, tem outro caráter.
A nosso ver, a questão ambiental deve sair urgentemente do campo referencial de conceitos de cientistas, já que alguns deles se contradizem e não falam em nome da ciência, mas em nome estritamente pessoal. E isso causa confusão. Precisamos da ciência, não do subjetivismo dos cientistas.
E os ambientalistas, que enxergam as realidades dos fatos, devem voltar suas argumentações apenas para as revelações incontestes do raciocínio lógico, escorado por informações científicas. Devem pautar seus argumentos apelando para os instrumentos filosóficos que habitam o cérebro individual de cada ser humano, mediante o uso reflexivo das potencialidades oferecidas pelo uso da razão. E, nesse campo, temos todos o mesmo potencial. E a matemática, que é um produto exclusivamente de raciocínio, é um ramo filosófico. Apresenta suas verdades, que não são discutíveis, pois fundamenta o raciocínio em axiomas cujos conceitos são acolhidos por todos os que forem capazes de pensar. A matemática é uma das filhas do pensamento lógico.
Vamos fazer um pequeno exercício mental, baseado na matemática ou filosofia ou raciocínio lógico. Todos os dias, Arnaldo, um forte rapaz, bebe um copo de água de um tanque. Às escondidas, também diariamente, colocamos no tanque um copo de água adicionado com uma gota de veneno inodoro e sem sabor. Arnaldo bebe dessa água e nunca percebe nada de anormal. Agora apresentamos um problema a ser resolvido pelo leitor: assim prosseguindo a cena descrita, haverá um dia em que Arnaldo morrerá envenenado? Sim ou não.
A propósito, vamos contar uma história verídica. Um certo imperador chinês, tendo herdado a coroa com 26 anos, tinha uma preocupação constante: a de morrer cedo. Convocou os maiores médicos chineses da época para que concordassem sobre a melhor maneira de viver muitos anos. Depois de vários meses de discussão e estudos, a comissão de sábios lhe receitou o seguinte procedimento: beber diariamente, em jejum, uma gotas de mercúrio. O monarca, confiante, seguiu a prescrição com disciplina estóica. Morreu com 31 anos, envenenado pelo mercúrio.
1 Comentários:
COM TODO RESPEITO DO MUNDO. O TEMA É TÃO IMPORTANTE QUE DEPOIMENTOS COMO DESSE DITO DE PROFESSOR DE FISICA, DEVE TER SIDO FEITO EM UM MOMENTO DE MUITÍSSIMA EMBRIAGUÊS. NÃO HÁ OUTRA EXPLICAÇÃO PARA UMA ABORDAGEM TÃO INFANTIL.
DIGA A ELE TAMBÉM QUE A ONU SURGIU DEPOIS DE MUITO DERRAMAMENTO DE SANGUE E MORTES EM MASSA. A ONU É FRUTO DA DESGRAÇA DE MUITOS. É UM ORGÃO DE EXTREMA IMPORTÂNICA INTERNACIONAL, NAS NEGOCIAÇÕES DE PAZ E SOCORRO AS VITIMAS DE CATÁSTROFES E SOFRIMENTOS. POR FAVOR AMIGO, ONDE ESTÁ A HUMILDADE? ESTUDOU PARA SE ESQUECER QUE É HUMANO, É ISSO?
REFLITA E VEJA TODOS OS DIAS EM DIVERSOS NOTICIÁRIOS AS CATÁSTROFES CLIMÁTICAS NUNCA VISTAS E A NOVA PARCELA DE HUMANOS DITOS REFUGIADOS CLIMÁTICOS.
VOCE DIZ ESSAS COISAS DISPLICENTES E IRÔNICAS, PORQUE SEUS ENTES QUERIDOS AINDA NÃO FORAM ATINGIDOS. POR FAVOR NÃO BRINQUE COM A DESGRAÇA ALHEIA.
GRATO
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial