domingo, 30 de dezembro de 2012

A FILOSOFIA COMO OBJETIVO DE VIDA

Autora:  Magui Guimarães
Filosofia é o estudo que leva aprender a pensar. Refletindo de forma estruturada há mais chances de encontrar as respostas essenciais a respeito da vida: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo aqui?
 
Ser filosofo é uma atitude natural do ser humano. O espírito humano quando se manifesta, busca naturalmente um conhecimento. Quem tem criança em casa sabe disso. Pai de onde vem a galinha? De onde vem o ovo?
 
A maioria acha que a filosofia não presta para nada. Quando queremos conhecer, na verdade queremos organizar. A filosofia está intimamente ligada com a organização e ordenação das coisas, em função da funcionalidade ou em função da beleza. Beleza que a natureza expressa por estar organizada com a lógica estética.
 
O verdadeiro conhecimento estabelece uma relação harmônica entre as coisas. O mecânico do carro conhece a estrutura do carro, mas ainda não é um filósofo, pois só tem a relação funcional das coisas. A compreensão de como funciona traz o aspecto relacional da interconexão das peças, assim como a compreensão de como o ser humano funciona traz sincronização com os fenômenos da natureza.
 
A partir da capacidade de observação das leis da natureza, o homem pode entender todo o universo. Assim como irá dominar a si mesmo através da observação dos seus movimentos subjetivos.
 
A Filosofia tem a capacidade de relacionar as coisas, e conectar o homem com o divino, o que é o objetivo da vida humana.
 
Fonte: Fábio Oliveira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial