quinta-feira, 3 de abril de 2008

ACORDA, GENTE!



É generalizada a dúvida sobre se as atividades humanas estão degradando o nosso meio ambiente, isto é, a atmosfera, as águas, as terras, com conseqüências diversas advindas do desequilíbrio entre as partes, que são interdependentes. Não vamos dizer que sim nem que não. Entendemos que cada humano deve fazer a sua própria análise dos fatos e tirar suas próprias conclusões. Devemos extrair da ciência as informações que ela tem condições de nos fornecer, nunca as opiniões de seus profissionais, pois em geral são elas conflitantes e carregam índoles humanas. Recentemente um geneticista sul-coreano confessou que falseou informes científicos para ficar em evidência perante o mundo. É célebre a farsa forjada por dois cientistas paleontólogos ingleses, apresentando o elo perdido dos humanos com o crânio de “homem de Piltdown”. Em tempos passados, qualquer dúvida era aclarada pela palavra divina, proferida pelos sacerdotes. Em tempos mais recentes firmou-se a convicção de que a ciência explica tudo. E o prestígio dos cientistas elevou-se no conceito coletivo, adquirindo foros de conhecedores das verdades. Com a descoberta de novos rumos da ciência, com a Lei da Relatividade, saiu do pedestal a física newtoniana. Recentemente aquela se viu abalada pelas insuspeitadas descobertas da Mecânica Quântica.
Entendemos que devemos enxergar o planeta como um todo, sem nos atermos a suas partes. Ele é um conjunto em constante busca de equilíbrio pois as relações de seus componentes naturais são muito frágeis. Para melhor entendimento, devemos lembrar que o mundo não foi sempre assim. Há 3,7 bilhões de anos, surgiram os primeiros seres vivos e viviam numa atmosfera prevalente de metano. Eram bactérias anaeróbias que nas suas ações metabolizantes desprendiam oxigênio. Sua quantidade foi tão grande e por tanto tempo que nos brindou essa quantidade enorme de oxigênio, propiciando aos humanos essa civilização atual.
Pelo raciocínio lógico, podemos perfeitamente deduzir para onde caminha a humanidade. Pero Vaz Caminha, ao descrever ao rei o que encontraram os portugueses na Terra Nova, disse que realmente existia o paraíso descrito pela bíblia, e que ela estava nessas terras. Hoje podemos ver que “paraíso” temos. Diz-nos a razão que tudo tem seu limite. A população mundial cresce sem parar; até na China que limitou a procriação de um filho por casal. A tecnologia médica trabalha para prolongar a vida das pessoas. Agora estão no caminho de mais produção de humanos pela clonagem de células tronco. As fábricas de automóveis produzem veículos mas não fabricam estradas e ruas. E vai por ai.
Tudo tem limite. A população cresce sem parar e o planeta é o mesmo. O câncer em um corpo tem progresso, desenvolvimento, e sabemos onde o corpo vai parar. Nada neste mundo vai sem parar.
Nossa posição no caso se baseia na vivência de 80 anos, no decorrer da qual sempre observamos, obtivemos informações, lemos, raciocinamos para afinal deduzir que a civilização está corroendo nosso ambiente. Além do exercício profissional e social a que fomos levados pela cultura, passei vinte anos no ambiente rural, em contato com a natureza. Observando e raciocinando. Nossa dedicação ao ambientalismo não é gratuita. É um sentimento de consciência da espécie a que pertencemos. Ao sentir o perigo iminente, pegamos a lanterna vermelha e ficamos todos os dias e noites acenando para a humanidade, como a alerta-la do perigo que estamos enxergando.
Um fator que impede a muitas pessoas de enxergar a lógico dos tempo atuais é a cultura. Somos criados, desde pequenos, com as condicionantes da cultura. A língua, por exemplo, é um marco importante dessa cultura. A religião, os costumes, os modos, a ética, a lei, as instituições, a roupa, etc. são ferramentas que nos enformam (pôr na forma). Para um raciocínio livre, temos que nos libertar dessas condicionantes.
Parece-nos que ante uma possibilidade de extermínio da humanidade, por questão de segurança e inteligência devemos tomar todas as providências para evitar a catástrofe. É um assunto que não pode vacilar. Está em jogo a vida animada do planeta. O que ainda incute dúvida em alguns espíritos, é a decorrência relativamente normal diária, sazonal e os procedimentos usuais da civilização. Não se apegou ainda na mente humana que os efeitos de nossos atos iníquos demandam um interregno relativamente longo. Uma estrutura que suporta 2.354 gramas, só desmoronará quando lhe for acrescentado o último grama. Nem antes nem depois. Vamos esperar que o ato limite, precipitante da hecatombe, ocorra? Raciocínio se destina a prever um fato.
Se uma pessoa está contando: 1, 2, 3..... nós temos condições de prever que ela pronunciará o número 258. E quando isso ocorrer, os assistentes ficarão maravilhados, pensando: como é que fulano sabia disso?
Num enfoque cósmico, a extinção da humanidade não tem a menor importância. Seria apenas mais um aspecto pontual no ciclo em que estamos inseridos. Mas tratamos aqui de nosso interesse maior, a vida.
Não tratamos do crer ou não crer; a crença situa-se na área psicológica da fé. Focamos aqui o enxergar ou não enxergar, que provém do exercício do intelecto. Enxergar, perceber, sentir, os pontos abaixo é um produto da atividade intelectual:
a) a atual civilização está destruindo as condições vivenciais no planeta;
b) a população de humanos passou do ponto de equilíbrio;
c) ainda há uma solução: medidas radicais agora; depois é tarde;
d) criação do instrumento executivo: o governo mundial.

5 Comentários:

Às 3 de abril de 2008 às 07:38 , Anonymous Anônimo disse...

Maurício:
Seus pontos de vista neste artigo são claríssimos. Só não os entende os componentes da massa humana que vive preocupada com o Big Brohter, com a aquisição do carro ano, das roupas e outros objetos de marca; que, irrefletidamente, seguem os mandamentos religiosos divulgados por sacerdotes que desconhecem um mínimo da situação ambiental do planeta e não a associam ao Apocalípse que eles mesmos anunciam. Faço, apenas uma resalva: o que pude entender sobre a evolução do planeta é que, a primeira forma de vida foi a vegetativa na forma de planctons, que têm um metabolismo inverso à dos animais. Tais seres evoluíram, constituíram grandes florestas que absorveram os gases pesados que, então, compunham a atmosfera, com predominância do carbono. Os resíduos de tais florestas, sepultados, deram orígem aos combustíveis fósseis. Portanto, o oxigênio que hoje compõe a atmosfera cuja maior parte foi queimado como comburente nas fornalhas da Revolução Industrial, corresponde à biomassa que se fossilizou. Perdoi-me se estou falando mais do que devo. Abraços,
Antídio Teixeira

 
Às 3 de abril de 2008 às 21:58 , Blogger Maurício disse...

Caro Antídio,
Agradeço seu comentário, sempre rico em informações.
Quando ao mecanismo que você aponta, entendo que ele está correto, mas se refere a uma época relativamente recente; ou melhor, epóca não muito antiga, lá pelo período cambriano. Nos primórdios mesmo, segundo informes dos palentólogos, lá pelos 3,7 bilhões de anos atrás, a vida se manifestou pelas células anaeróbias. O plancton vegetal (existe o plancton animal também) se originou, muitos milhões de anos depois, dos protistas clorofilados. Estou apenas repetindo deduções informadas pela ciência. Mas entendo que essas minúcias são irrelevantes para o objetivo maior: defender o planeta das ações de$-humanas.
Um abraço verde.

 
Às 4 de abril de 2008 às 11:57 , Blogger JDiniz disse...

Amigo Verde!(rsrs)
Voce foi lstada no blog http://anovanovaordemmundial.blogspot.com/
Confira a última postagem e se quiser, faça como ela!
Amplexos Libertários

PS. Concordo com Antídio acima!!

 
Às 13 de maio de 2008 às 12:05 , Anonymous Anônimo disse...

Bom dia Maurício,
meu nome é Joseane estou no último ano do curso de Adm e aminha tese é referente desenvolvimento sustentável,gostaria muito de saber mais sobre o seu livro Agora ou Nunca e qual a sua opinião sobre os custos e benefícios da implantação de uma Política Sustentável nas Organizações e suas principais barreiras. Será que você poderia indicar algumas bibliografias referente a estes assuntos para enriquecer o meu trabalho. Desde já muito obrigado.
Meu e-mail jorodasflash@bol.com.br

 
Às 14 de maio de 2008 às 18:30 , Blogger Maurício disse...

Cara Joseane,
Obrigado pelo seu comparecimento ao meu blog que busca ser a voz do planeta Terra. Ela está em desespero e grita por socorro.
Não posso lhe dar uma orientação falsa; tenho que ser sincero e realista. Por isso, talvez minhas palavras não lhe possam ser muito agradáveis. Falo com a autoridade que me confere a vivência e observação do mundo durante mais de 80 anos.
Você me informa que é jovem, pois cursa o último ano de Administração e pretende defender uma tese que tem o nome de “desenvolvimento sustentável”, algo que não existe. Na realidade, sua tese equivale às teses “quadratura do círculo”, ou “o frio do fogo”, ou “a secura da água”, ou “a resistência da fraqueza”, ou “a maldade do bem”, ou “o amor do ódio.” Em outras palavras: você pretende afirmar um paradoxo, uma incongruência, um desvairamento, uma insensatez.
Vamos por partes. Examine bem: “desenvolver” significa aumentar, crescer, progredir, avançar, ocupar mais espaço; “sustentar” significa manter, conservar, conter. Como você pode aumentar e conter algo?
Você até pode conservar o título de sua tese. Mas não terá argumentos aceitáveis para defendê-la. Poderá, sim, argumentar sobre o absurdo dessa falácia e combate-la com as armas do raciocínio lógico. Nesse objetivo eu posso ajudá-la.
Pelo que entendi de seu pronunciamento, você está embalada, ingênua e inconscienemente, por esse jogo de palavras, criado pelos interesses econômicos com o objetivo de desviar os cérebros do verdadeiro problema ambiental que ameaça a extinção da humanidade.
Adiantando seu propósito – porque já contaminada pela cultura econômica - você pede que eu a informe sobre os “custos e benefícios da implantação de uma política sustentável nas organizações e suas principais barreiras”. Ora, primeiro temos que identificar para QUEM se atribuir os custos e benefícios. Se é para a atividade econômicas humana, como você indica, há os benefícios do marketing, que, em última análise, é um recurso de ordem psicológica de massa, cujo filão é explorado atualmente á custa do real sofrimento da Natureza. Isso equivale a passar anestesiante num enfermo para que sinta menos dor dos cortes de lhe damos em suas carnes. Para o planeta Terra, é evidente que os custos são a morte, e os benefícios... bem, depois da morte não existem benefícios.
Você me pede, ainda, que lhe indique bibliografias sobre o assunto. A melhor indicação é a de que você passe a se conscientizar de que estamos às vésperas do holocausto ambiental, o que a capacitará a enxergar os danos que a atual civilização está causando à Natureza. Não há melhor informação nesse sentido do que a que nos dá a observação da Natureza, e a conseqüente meditação. Sua própria capacidade de raciocínio e inteligência a guiarão nessa escuridão.
Acorda, cara leitora, ainda há tempo. Você manifesta a intenção de ler o meu livro “Agora ou Nunca Mais”. Ele é feito em forma de romance com base em fatos reais e completamente elucidativo para a nossa verdadeira situação. Ele é um alerta para a atual geração. Ademais, aconselho-a a melhor se informar sobre a realidade ambiental lendo todos os artigos publicados no blog “debatadesvendeedivulgue.com”, local onde os ambientalistas estão se agrupando. Quanto ao meu livro, que lhe será muito útil, poderá ser adquirido, se não em livraria de sua cidade, pela internet nos endereços indicados tanto no meu blog quanto no citado.
Tudo isso é para lhe dizer que você está simplesmente equivocada, mas, tendo em conta sua idade e a influência cultural que nos impingem, isso é normal.. Procure seguir sua capacidade racional e distinguir a realidade da enganação econômica.
Um abraço e às suas ordens para melhores esclarecimentos.
Maurício

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial