quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

RETIRADA SUSTENTÁVEL

Em 23 de novembro, alguns jornais publicaram avançado artigo do pensador Leonardo Boff. Julgamos que suas palavras são bastante esclarecedoras sobre a realidade por que passamos. É mais um avanço. Aguardemos os futuros artigos. Para que não se perca a oportunidade de conhecer alguns aspectos do assunto, divulgamos neste sítio a íntegra de suas palavras:
“Aos grandes meios de comunicação passou despercebido o impressionante discurso que o presidente da Bolívia, Evo Morales, fez em outubro nas Nações Unidas. Falou menos como chefe de Estado e mais como um líder indígena, cuja visão da Terra e dos problemas ambientais está em claro confronto com o sistema mundial imperante. Denuncia sem rodeios: ‘a doença da Terra chama-se modelo de desenvolvimento capitalista’, que permite a perversidade de ‘três famílias possuírem ingressos superiores ao PIB dos 48 países mais pobres’ e que faz com que os ‘Estados Unidos e a Europa consumam em média 8,4 vezes mais do que a média mundial’. E fez uma ponderação sábia e de graves conseqüências: ‘perante esta situação, nós, os povos indígenas e os habitantes humildes e honestos deste planeta, acreditamos que chegou a hora de fazer uma parada para reencontrarmos as nossas raízes com respeito à mãe Terra, com a Pachamama, como a chamamos nos Andes”.
“O alarme ecológico provocado pelo aquecimento global já iniciado deve produzir este primeiro efeito: fazermos uma parada para repensar o caminho até agora andado e criar novos padrões que nos permitam continuar juntos e vivos neste pequeno planeta. Urge que reconquistemos a consciência de que o homem vem de humus (terra fecunda) e que Adão vem de Adamah (terra fértil). Somos Terra que sente, pensa, ama e venera. E agora, devido a um percurso civilizatório de alto risco, montado sobre a ilimitada exploração de todos os recursos da Terra e da vontade desenfreada de dominação sobre a natureza e sobre os outros, chegamos a um ponto crítico em que a sobrevivência humana corre perigo”.
“Assim como está não podemos continuar, caso contrário, iremos ao encontro de nossa própria destruição. Ainda recentemente, observava Gorbachev: ‘precisamos de um novo paradigma civilizatório porque o atual chegou ao seu fim e exauriu suas possibilidades; temos que chegar a um consenso sobre novos valores ou em 30 ou 40 anos a Terra poderá existir sem nós’. Conseguiremos um consenso mínimo quando sabemos que o capitalismo e a ecologia obedecem a duas lógicas contrárias? O primeiro se preocupa em como ganhar mais dominando a natureza e buscando o benefício econômico, e a ecologia como produzir e viver em harmonia com a natureza e com todos os seres. Há aqui uma incompatibilidade de base. Ou o capitalismo se nega a si mesmo e assim cria espaço para o modo sustentável de viver ou então nos levará fatalmente ao destino dos dinossauros”.
“Mas somos confiantes como Evo Morales, que em seu discurso enfatizou: ‘tenho absoluta confiança no ser humano, na sua capacidade de raciocinar, de aprender com seus erros, de recuperar as suas raízes e de mudar para a reconstrução de um mundo justo, diverso, inclusivo, equilibrado e harmônico com a natureza”.
“Consola-nos a sentença do poeta alemão Hölderin: ‘Quando grande é o perigo, grande é também a chance de salvação’. Quando, dentro de anos, atingirmos o coração da crise e tudo estiver em jogo, então valerá a máxima da sabedoria ancestral e do cristianismo dos primórdios: ‘em caso de extrema necessidade, tudo se torna comum’. Capitais, saberes e haveres serão participados por todos para poder salvar a todos. E nos salvaremos com a Terra”.

6 Comentários:

Às 10 de dezembro de 2007 às 21:02 , Blogger Wenyx disse...

Ótima iniciativa!
Quais os tipos de participações ensejadas por vcs?

 
Às 10 de dezembro de 2007 às 21:02 , Blogger Wenyx disse...

Ótima iniciativa!
Quais os tipos de participações ensejadas por vcs?

 
Às 11 de dezembro de 2007 às 14:21 , Blogger Cristopher disse...

Olá, sou web designer, trabalho aqui na www.bhsite.com.br com hospedagem de sites e a galera aqui gostou muito desse blog, a gente tem q tomar iniciativas assim e não só ficarmos preocupados com a questão ambiental.
Parabéns e obrigado.

 
Às 11 de dezembro de 2007 às 18:27 , Blogger Maurício disse...

Grato, Wenyx, pela sua presença e manifestação. Participe, junte sua voz aos outros ambientalistas. Sua participação será muito bem vinda na forma de idéias a respeito desse problema vital que a civilização moderna criou.

 
Às 11 de dezembro de 2007 às 18:33 , Blogger Maurício disse...

Caro Cristopher, grato pela sua manifestação de apoio. Continue a nos visitar. O problema ambiental não tem dono. É de todos. Todos somos responsáveis pelo futuro de nossos filhos. Por isso temos a obrigação de buscar solução para esse tal de "progresso" que é destrutivo. Destrói nosso corpo e nossa alma em benefício da ganância de alguns.

 
Às 18 de abril de 2008 às 14:42 , Blogger Unknown disse...

Olá,
Parabéns pela iniciativa, o blog está muito interessante.

Abraços,
http://www.galaxhost.com.br

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial