quinta-feira, 27 de novembro de 2008

EXEMPLOS QUE ENSINAM

O planeta Terra é quase uma ilha cósmica. Está ligada imaterialmente ao Sol, do qual recebe seu suprimento de energia em quantidade e condições limitadas e definidas. É essa energia que, contínua e lentamente, sustenta o processo metabólico da biosfera.
Dizemos os ambientalistas que o ecossistema está sendo grave e intensamente ferido de morte pelas ações irresponsáveis da humanidade.
Para saber o destino que vem sendo projetado para os seres vivos deste planeta, sob o comando da estrutura econômica individualista, basta voltarmos nossa atenção para o que a História e os estudos científicos nos contam do fim trágico de outras sociedades que existiram no passado. Se tivermos a sabedoria básica do aprendizado, teremos apenas que evitar os mesmos erros que tais sociedades cometeram, todos eles condizentes com o meio ambiente. O dia de ontem ensina quais procedimentos corretos hoje. Os acontecimentos caóticos do passado são lições que devemos aprender no presente, sob pena de recebermos as mesmas conseqüências.
A ilha de Páscoa, isolada no Pacífico, foi habitada no ano referencial de 400 d.C. por polinésios vindos do oeste. Encontraram ali um paraíso. Terra boa, florestas exuberantes, boas aguadas, rica em peixes litorâneos e diversas espécies de aves. Com o aumento populacional, a construção febril de estátuas de pedra (moais) para atender exigências religiosas, uso abusivo dos recursos naturais da ilha, chegaram, num crescendo desesperante, aos estágios sociais de revolta, saques, assassinatos, destruição dos moais, antropofagia e severa redução populacional. Quando o capitão Cook, em 1774, aportou na ilha só encontrou misérias. Posteriormente, os europeus que ali chegavam, não tinham nada a explorar. Então praticaram a única ação possível: aprisionaram quase todos os sobreviventes e os levaram como escravos.
As menos conhecidas ilhas Pitcairn e Henderson, também na Polinésia, foram habitadas no ano referência 800 d.C. Ali as sociedades floresceram até o momento em que o equilíbrio ecológico foi quebrado com a exterminação da fauna e flora. Na miserabilidade, os habitantes passaram a praticar todos os atos desesperantes da fome, inclusive a antropofagia e, finalmente, o último recurso: o suicídio. Em 1606, quando essas ilhas foram descobertas por um navio espanhol, para o mundo ocidental, já estavam completamente desabitadas e, naturalmente, inteiramente dilapidadas.
Os povos anasazis, antigos habitantes da região sudoeste da América do Norte, sugaram tanto os recursos naturais da região que, antes da colonização, desapareceram deixando para os arqueólogos suas monumentais construções.
O auge da civilização Maia, na península de Yucatán, terminou tragicamente no ano referencia 1.000 d.C. Foi o epílogo de intensa exploração das matas para cultivar a terra para alimentar excessiva população que, por sua vez, demandou exploração de mais terras que produziu desequilíbrios climáticos que geraram secas continuadas que causaram guerras que, num crescendo cíclico, implantou o caos, obrigando, afinal, os remanescentes do lugar a fugir para longínquas regiões virgens, abandonando suas casas e templos. Equilíbrio ecológico é coisa séria. As partes constitutivas de certo ambiente são inter-relacionadas. Ação humana numa parte produz uma desestabilização que vai interferir nas outras partes. E eis aí o elemento enganador: as conseqüências íntimas são imediatas, mas só surgem, aparecem, ficam evidentes, mostram-se em longo prazo. De forma destrutiva, peremptória, irreversível.
A colonização do sudoeste da Groenlândia se deu no fim do primeiro milênio, época em que os Vikings, vindos da Islândia, encontraram, em meio ao gelo, terras férteis com cobertura de matas próprias da região. Em menos de 400 anos tais aventureiros sugaram os recursos ambientais, provocando alterações climáticas, erosão do solo, fome e suas conseqüências caóticas. De tal forma desrespeitaram o meio ambiente que aconteceu o inevitável: desapareceram misteriosamente daquela região.
Algumas ilhas do Pacífico nos dão informações sobre o manejo adequado do meio ambiente, tornando-o sustentável ou não, isto é, garantidor da sobrevivência humana ou de seu suicídio. Numa ilha pequena, como Tikopia – com vida primitiva, mas sustentável há 3.000 anos – há o consenso de que as ações de uns representam alteração ambiental de toda a ilha. Em outras maiores, como Tonga – também com vida primitiva e sustentável há 3.200 anos – há uma departição de interesses, agindo cada um em seu próprio benefício, sem notar que estão degradando o todo. Nesse caso há um momento em que todos percebem, por força da fome, a necessidade de atuação de um chefe único para administrar o interesse maior, a sobrevivência. Nessas ilhas, verdadeiros micromundos estanques, depois do desmatamento e aumento populacional descontrolados, tomaram decisões extremas, tais como formação obrigatória de florestas, abortos e até infanticídios, alcançando finalmente o equilíbrio ambiental e estabilização da densidade demográfica. A ilha de tamanho médio Mangaia, no entanto, por não ter seu povo tomado decisões radicais e corajosas, necessárias ante idêntica degradação ambiental, ficou completamente desabitada, depois naturalmente do trágico cenário do caos.
Existem outros exemplos regionais em que podemos nos espelhar olhando os dois lados. O Japão, por exemplo, tem 75% de suas terras cobertas por florestas, formadas por decisão de governo. Paralelamente, as necessidades japonesas de madeira são atendidas por importação de outros países, onde a irresponsabilidade impera, como a Austrália e Brasil. O presidente Balaguer da República Dominicana, no curso de seus diversos mandatos, aboliu completamente a atividade madeireira no país, importando do Chile e Brasil tal matéria prima.
Todos os fatos relatados, relativos a diversas épocas, ocorreram em uma região definida, localizada, configurando interesses nacionais, sem a conscientização global. Este é o grande perigo, pensar e agir em função de interesses individualistas, seja no sentido pessoal ou de nacionalidade. O planeta precisa de um governo global para tomar decisões corajosas e radicais como únicas alternativas para a sobrevivência dos seres vivos.

7 Comentários:

Às 28 de novembro de 2008 às 10:58 , Anonymous Anônimo disse...

Caríssimo Gomide:

Apesar de só conhecê-lo através do blog e de seu livro “Agora ou Nunca Mais, alicercei profunda e admirável amizade à sua pessoa. No entanto, apesar de focalizarmos o mesmo objetivo na questão sócio-econômica-ambiental a ser regida por um governo mundial, o contemplamos por ângulos diferentes. No seu ponto de vista, ele deve ser autoritário e o poder dominante deve tomar decisões benéficas à segurança e ao bem-estar social sobre uma massa humana inconseqüente por ser inconsciente quanto às causas das decisões, fazendo gerar clima de desconfiança e as conseqüentes reações que conhecemos: descaso, sabotagem e terrorismo o que termina por comprometer o objetivo maior de segurança e paz. A minha proposta tem o mesmo objetivo; porém trilhando um caminho mais longo e espinhoso ele unificaria o ponto de vista global sobre as verdades ocultadas por interesses dos poderes dominantes sobre as verdadeiras causas dos desastres que já estão sendo sentidos. Seria utopia pensar no sucesso de iniciativas conscientizadoras da humanidade sobre as causas e as necessidades de medidas urgentes para neutralizar os seus efeitos, se isso fosse há algumas décadas; porém hoje, com o poder de comunicação e a influência que tem a mídia para formação de opinião, esta tarefa seria conseguida em poucos meses. Difícil seria, ou será, convencer aos seus detentores a se utilizarem deste poder em benefício da vida como “Um Todo Global”.
(Compreender é Modificar-se. - Dizia-me um velho professor de Relações Humanas.)
Antídio

 
Às 28 de novembro de 2008 às 20:03 , Blogger Maurício disse...

Caro Antídio,
O debate sadio se faz sobre entendimentos divergentes, pois cada cabeça se coloca num ângulo diferente quando focaliza determinado assunto. Cada cabeça está condicionada por diversos fatores que não precisamos citar aqui. Nossa intenção - a minha e a sua, bem intencionados que somos -, é achar o ponto comum e obter boas informações para melhor compreender determinado assunto. Dai é natural modificar-se, sem pudor ou respeito humano, atingindo a estatura da honestidade mental.
Sobre a consistência de seu ponto de vista, você diz tudo quando registra que “Difícil seria, ou será, convencer aos seus detentores (da mídia) a se utilizarem deste poder em benefício da vida como “Um Todo Global”. Realmente. Só que não é difícil, no meu entendimento. É impossível. Pois a mídia é uma instrumento psicológico destinado a moldar mentes segundo interesses dos que têm o poder. Quem tem o poder são as corporações, como você mesmo viu na apresentação de “A orígem das coisas”.
Se defendo um governo mundial forte, incisivo, corajoso, autoritário, é porque me baseio na incapacidade de os 90% dos 6.600.000.000 habitantes agirem conscientes e harmonicamente ante o perigo ambiental que requer ações de emergencial. A principal função de tal governo global seria a de dar ordens e fazê-las cumprir. Cada dia o tempo de ações saneadoras fica mais curto. Não há tempo para conscientizar todos. Num futuro artigo, abordarei mais claramente essa questão.

 
Às 29 de novembro de 2008 às 16:06 , Anonymous Anônimo disse...

Caro Maurício:
Em primeiro lugar pergunto: Qual o método que seria utilizado para nomear um governo deste porte? - eleitoral? - quem condicionaria o eleitor a votar em quer que seja, não seria a mídia? - o governo eleito agiria em favor da humanidade ou dos interesses dos financiadores da campanha como agora?
Vamos em frente. Bom domingo.
Antídio

 
Às 29 de novembro de 2008 às 19:27 , Blogger Maurício disse...

Caro amigo Antídio,
Primeiro os ambientalistas precisam chegar ao consenso de que o mundo precisa de um governo. Por uma questão de metodologia organizacional, devemos avançar por partes. Primeiro o principal. Detalhes não devem ser pensados ou apreciados antes que se alcance o objetivo básico.

 
Às 30 de novembro de 2008 às 08:16 , Anonymous Anônimo disse...

Grande Maurício:
De pleno acôrdo; no entanto, para que cada ambientalista chegue a este concenso é necessário que cada um deles tenha consciência do porque, e como vem ocorrendo a degradação ambiental."Entenda" que o atual progresso humano foi realizado, indevidamente, a partir de energia calorífica liberada de combustíveis fósseis, cujos gases efluentes não são, economicamente, recicláveis e, portanto, cumulativos. E mais: que tudo que consumimos, ou usamos, consumiu, ou continua consumindo, várias formas de energia, em sua maior parte, derivadas de tais combustões. E que o mundo não dispõe, até o momento, nenhuma outra fonte de energia limpa ou renovável cujos preços venham ser tão baratos quanto os dos fósseis, uma vez que os danos sociais e ambientais que causaram, nunca foram incluídos nas planilhas de custo dos produtos oferecidos. é como você diz: "primeiro o principal"
Que tenha um ótimo domingo,
Antídio

 
Às 30 de novembro de 2008 às 15:51 , Blogger Maurício disse...

Amigo Antídio,
Entendo perfeitamente tudo o que você descreveu, no que estou de acordo. Essa "trapalhada" ambiental que a febre do lucro provocou precisa agora encontrar uma saida. É o que nós os ambientalistas tentamos encontrar. Você sabe: sem saida, explode.
Grato pela sua dedicação, caro ambientalista de primeira linha. Vamos cerrar fileiras.

 
Às 26 de dezembro de 2009 às 10:39 , Blogger Direito e Poesia-Autora Silvia Araújo Motta-BH-MG-Brasil disse...

UNIVERSAL PEACE FEDERATION

Homage-poem number 2620
By Sylvia (de Lourdes) ARAÚJO MOTTA

U-Universal Peace Federation
N-Nobly Family of conscience about
I-Important of PEACE in the world,
V-Valuable walk of action in the life,
E-Effetctive work through experience,
R-Real to apply the principles of peace.
S-Strong Family places in evidence
A-A international harmony and culture,
L-Libertywith interreligious cooperation,
-
P-Promote universal moral-spiritual values,
E-Exaltation to GOD of the CREATION,
A-Association the “School of Love and Peace”
C-Conciliation to communion of all people,
E-Elevation of the mind “God's way of life.”
-
F-Fundamental is the cooperation beyond of
E-Ethnicity, religion and all nationality,
D-Day by Day is crescent:Federation of Peace;
E-Eternal Father, “God is the ultimate reality”
R-Resultant in this “worldwide peace force
A-And the sake of humanity´s future” There are
T-The Activists of the Peace in more 180 Nations with
I-Integrity and respect recognize the FOUNDERS:
O-Organization:Rev.and Mrs.Sun Myung Moon and
N-National Chairman:Rev.Chung.H.Kwak and the
---Secretary-General:Dr. Thomas G.Walsh.(in 2001)
-
“Peace is freedom in tranquility. “
Cicero

HTTP:/clubedalinguaport.ning.com
silumotta@hotmail.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial